Amplo conteúdo é destaque da Conferência Intercontinental de Flexografia 2019

Amplo conteúdo é destaque da Conferência Intercontinental de Flexografia 2019


Nos dias 4 e 5 de setembro, acontece a sexta edição da Conferência Intercontinental de Flexografia - a CIF 2019. O evento oficial da ABFLEXO/FTA-Brasil e principal encontro técnico do mercado de flexografia na América Latina pretende apresentar o mais amplo espectro da indústria flexo aos participantes.

Além de toda estrutura de primeiro mundo montada no Espaço de Eventos Comendadeira Helena Lundgren, em São Paulo, a CIF reúne especialistas das principais marcas de flexografia, vindos da Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Portugal, Itália e Alemanha, além de profissionais do Brasil.

Dia 4 de setembro

A palestra de abertura no primeiro dia será ministrada pelo time da FTA USA, com o presidente Mark Cisternino e o diretor de educação da entidade flexo americana, Joe Tuccitto. Eles tratam do tema “Convertedores dos EUA aprimorando a lucratividade através de tecnologias inovadoras”. Para dar um alcance ainda mais global ao evento, logo em seguida vem Sante Conselvan, presidente da FTA Europe, para falar de “Tendências futuras das embalagens europeias”.

A DuPont, Patrocinadora Platinum, leva ao palco o gerente de vendas, Diego Genari, e a líder do Centro de Inovação no Brasil da DuPont, Denise Pereira, para abordar “Inovação Humanizada: avanços que levam a impressão flexográfica para um novo patamar”, reforçando que a inovação é feita por pessoas para pessoas.

A também Patrocinadora Platinum, Oxea, convidou a mexicana Lucia Paniagua, líder global de Negócios em Desenvolvimento de Propilas na Oxea. Em “Como os solventes afetam a produtividade do processo”, a especialista explica como os solventes com base nos propílicos podem ser plenamente sustentáveis.

Para mostrar como o pensamento transformador vai além do pensamento somente em equipamentos, a 3M, Patrocinadora Gold, convidou seu Head de Marketing das áreas de Marca, Comunicação Digital e eCommerce, Luiz Eduardo Serafim, para explicar “Como alavancar a inovação da sua empresa”. Serafim é um especialista em compartilhar pensamentos sobre inovação, estratégia, liderança e gestão.

Em “O futuro da flexografia chegou - garantindo a consistência e a qualidade na exposição de clichês”, o coordenador de hardware da Esko na América Latina, Javier Faure Albanese, conta como a tecnologia UV LED trouxe um novo modo de enxergar a preparação das chapas na flexografia. A Esko é Patrocinadora Gold da CIF 2019.

Josimar Cuchi, especialista em flexografia da Clicheria Blumenau, traz a temática da Gama Expandida com “Retículas customizadas e os benefícios para Gama Expandida”. O profissional da Patrocinadora Silver mostra como alcançar melhor printabilidade, setups mais rápidos e alta performance.

Presente nos debates atuais - e na CIF 2019 - é a sustentabilidade, que terá a EcoAir, Patrocinadora Silver, explicando as “Soluções ecológicas em limpeza para flexografia: mais qualidade e lucratividade”. Edoardo Fonti, CEO da EcoAir, e o gerente de marketing Giuseppe de Paola, destacam as possibilidades de usar limpadores de itens como clichê e anilox com o mínimo de impacto ambiental.

A “Conversão digital híbrida - A evolução da flexo” é o tema de Justin Green, gerente de produtos flexo de trabalho e análise de negócios da Mark Andy Digital, também Patrocinadora Silver. Fundamental para o conhecimento de todo convertedor, a tecnologia de impressão híbrida será explicada em detalhes pelo profissional.

Para finalizar o primeiro dia, a ABFLEXO/FTA-Brasil convidou Riccardo Conca, consultor internacional de embalagens flexíveis para alimentos e farmacêuticos. Em “As mais recentes diretivas europeias sobre materiais de embalagem”, Conca traz normas e diretrizes sobre a diminuição do impacto no meio ambiente com a redução de certos produtos plásticos, e como é o novo programa de embalagens para Europa.

Dia 5 de setembro

O segundo dia começa com a Patrocinadora Silver, MacDermid. O palestrante é o gerente de contas da companhia, o norte-americano Jason Cagle. Ele apresenta como as inovações na área de tecnologia de chapas flexográficas, geração de imagens e pré-impressão podem se unir para elevar a qualidade da flexografia.

A Indústria 4.0 chega à CIF 2019 com Gustavo Virginillo, diretor da Coras Brasil e representante da Gama International, com “Necessidade da automação no âmbito da Indústria 4.0 para o controle do processo de impressão”. A apresentação aborda sistemas integrados ao controle automático da tinta de impressão, incluindo variáveis da viscosidade, temperatura e Ph no caso de tintas base água.

A tesa, Patrocinadora Silver, leva à CIF o colombiano Camilo Ramírez, gerente regional do mercado de impressão na América Latina da tesa, com “Padronização das soluções para a montagem dos clichês”. Serão abordadas tecnologias para a colagem dos clichês, sendo duas fitas dupla-face e as camisas acolchoadas. É um importante tema visando padronizar as soluções e aumentar a eficiência.

Da Itália, vem mais uma Patrocinadora Silver, a Omet. O gerente de Vendas para Espanha, Portugal e América Latina, Eduardo Pont, trata da “Impressão de materiais termoencolhíveis em banda média: soluções e vantagens”, para mostrar que a banda média vem conseguindo conquistar um bom espaço dentro do mercado de flexografia.

Automatizar processos também tem espaço na Conferência Intercontinental de Flexografia 2019. Heysler Hey, gerente de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da Hybrid Software, Patrocinadora Silver, fala da “Automação e inovação: diminuindo o ROI da pré-impressão”, mostrando que softwares são essenciais para a maior eficiência das convertedoras brasileiras.

Seguindo com a temática sustentável, a Uteco, Patrocinadora Gold, traz da Itália o vice-presidente de Vendas na América Latina, Espanha e Portugal, Alessandro Baldo. Em “Tecnologia verde: base água, UV LED e Electron Beam aplicadas aos processos e impressão”, Baldo relata como os fornecedores estão observando as novas demandas da sociedade.

Para debater “Gama Expandida - uma visão prática dos convertedores que já utilizam”, a GMG Color, Patrocinadora Silver do evento, propôs uma mesa com Paulo Monteiro, vice-presidente de Vendas das Américas da GMG Color e dois profissionais do segmento: José Roberto Farias de Macedo, da Cryovac, e Luiz Daniel Fossa, da Embalagens Diadema.

A Conferência Intercontinental de Flexografia 2019 será encerrada pela Patrocinadora Gold, Soléflex. Marco Imhof é diretor técnico da TKM Meyer, empresa representada pela Soléflex. Ele vem da Alemanha ao Brasil para abordar “Lâminas raspadoras Doctor Blade: inovações para a melhoria da qualidade, durabilidade e produtividade”. A palestra vai apresentar as inovações nas composições de aço e revestimentos especiais, para melhoria da performance em raspagem, produtividade e durabilidade das Lâminas e Anilox.

Mais informações no site: www.conferenciaflexografia.com.br